O seguro residencial é destinado a casas ou apartamentos utilizados como moradia habitual ou de veraneio (sítio, casa na praia ou no campo) e há opções tanto para casas de alvenaria como de madeira.
Na contratação, pode-se estipular que a apólice garanta apenas o conteúdo, no caso de o segurado ser inquilino. E, no caso do proprietário que aluga um imóvel, pode ser contratado seguro apenas para o imóvel, sem cobertura para o conteúdo (móveis).
Saiba também que o seguro do seu condomínio não cobre especificamente os bens que estão dentro do seu apartamento ou casa. Cada condômino que quiser proteger o seu patrimônio individual precisa fazer um seguro próprio.
Cabe lembrar ainda que, não existe garantia de indenização para prejuízos decorrentes de má conservação do imóvel. Conheça as coberturas mais comuns:
Incêndio, Queda de Raio e Explosão
Todo seguro residencial possui uma garantia básica, que cobre os prejuízos provocados por incêndio, queda de raio e explosão.
Quando comprar o seguro, é importante você calcular bem o valor de reconstrução da sua casa e pertences. O seguro de uma casa deve considerar o valor do prédio e mobília, excluindo-se o terreno, uma que o terreno não sofre danos.
Vendaval, Furacão, Ciclone, Chuva de Granizo
Os danos decorrentes de fenômenos da natureza também podem e devem estar contemplados no seu seguro.
Para efeito do seguro, é considerado vendaval quando o vento atinge velocidade superior a 54 km/h. Se o telhado, ou qualquer outra parte da sua casa forem danificados, bem como seus móveis (em caso de haver contratação para conteúdo) você conta com a garantia de indenização. Nesta cobertura deve ser observada a franquia (sua participação nos prejuízos em caso de sinistro) de cada apólice.
Perda ou Pagamento de Aluguel
Se você é o proprietário e o seu imóvel locado vier a sofrer um incêndio, você será indenizado o aluguel que deixar de receber;
Se você é o proprietário do bem, mora nesse imóvel e o mesmo vier a incendiar, você pode contratar essa opção para cobrir o aluguel pelo período de reconstrução da sua casa.
Se você for inquilino, pode contratar essa cobertura para garantir o reembolso do aluguel que tiver que pagar a terceiros, também para caso de incêndio.
Roubo
O cálculo para definir o valor da cobertura de roubo deve levar em conta que dificilmente todos os pertences de sua residência serão roubados.
Outro detalhe importante é que o seguro não cobre furto simples, que é o desaparecimento de um bem sem qualquer vestígio, ou seja, se você deixar sua porta destrancada e alguém entrar na sua casa dessa forma, não haverá indenização.
Na contratação da cobertura para roubo de bens, algumas seguradoras solicitam a apresentação de uma lista com todos os bens relacionados. Outras pedem apenas comprovantes de preexistência no momento do sinistro (controles, manuais, notas, ou até mesmo fotos) para bens com valores acima do estipulado pela seguradora.
A maioria dos seguros residenciais não engloba equipamentos portáteis (notebooks, tablets e celulares), devendo ser contratada uma cobertura específica para esses itens. Objetos de valor muito alto, como jóias, quadros, obras de arte, raridades, animais de estimação e dinheiro não estão contemplados.
Responsabilidade Civil Familiar
Esta cobertura se refere a indenizações determinadas por ações judiciais (ou acordos com a autorização da seguradora) que podem ser movidas por pessoas que tenham sofrido lesões ou danos materiais involuntários causados por você, por seus familiares, empregados ou pessoas que moram em sua residência.
Isso inclui, por exemplo, danos que animais de estimação podem provocar, como aquele seu cãozinho que tem a ideia fixa de um dia pegar o carteiro.
Outro exemplo: o seguro reembolsará indenizações reclamadas e reconhecidas na Justiça caso você (ou sua mulher, seu filho, parentes ou empregados) estiver regando o jardim e a água escorrer pela calçada em frente à sua casa, provocando a queda e lesões a alguém que passa naquele momento. A cobertura inclui reembolso das despesas com o processo e os honorários do advogado. Mas se foi você ou alguém mais que mora ou trabalha na sua casa que se machucou, o dinheiro da farmácia vai sair do seu bolso.
Impacto de Veículos e Queda de Aeronaves
São coberturas bastante válidas, porque se ocorrer um acidente dessa ordem os danos são grandes.
A cobertura para portões e muros no caso de impacto de veículos depende da Companhia a qual seu seguro pertence, verifique este detalhe com o seu corretor.
Danos Elétricos
Se você contratou esta cobertura e houve uma oscilação de energia elétrica ou um curto circuito que danificou seus equipamentos elétricos, como a sua geladeira ou o seu computador, por exemplo, os gastos com o conserto serão reembolsados.
Nesta cobertura, também é importante observar o valor da franquia.
Outras Coberturas
Existem outras coberturas que podem ser contratadas para sua residência.
Para conhecer mais opções, procure a Radar Corretora de Seguros LTDA.